Porque você deve contratar um Copywriter para o seu Lançamento?

Se você está pensando em lançar seu infoproduto na internet ou em ser um coprodutor e lançar algum expert, descubra nesse texto o porquê você precisa de um copywriter e saiba como ele vai te ajudar a aumentar a sua taxa de conversão.

Sabemos bem que um lançamento envolve muitos processos e que assumir tudo sozinho, na maioria das vezes, acaba se tornando algo muito trabalhoso.

Você, coprodutor/empreendedor, vai acabar preso em alguns processos, nas partes técnicas e, ao final, não terá entregue o seu 100% em cada uma das áreas.

Nesse artigo gostariamos de compartilhar com você um pouco do conhecimento onde acreditamos que irão ajudar no teu lançamento e na percepção de valor de um copywriter.

Antes de começarmos a abordar o tema em si, vamos às definições de alguns termos simples como: o copy; a copy; copywriter; copywriting.

Quando falamos o copy e a copy estamos nos tratando a algo e a alguém.

Ao se referir ao texto que foi escrito você diz a copy e quando vai falar de quem o escreveu dizemos o copy. Essa é uma definição muito simples, mas que facilita muito na hora da comunicação.

Portanto, quando falamos o copy, estamos nos referindo ao copywriter e este é o profissional responsável pelo desenvolvimento do texto, pela sua escrita, pela sua criação.

E copywriting é a arte de escrever textos altamente persuasivos focados na conversão.

Geralmente está cheio de gatilhos mentais que mexem com a emoção do lead, onde persuadem a executar uma ação, na maioria das vezes uma compra, seja por motivos emocionais ou racionais.

Agora, para deixarmos ainda mais claro, vamos falar o que é, e o que não é copywriting.

 

O que não é Copywriting?

Copywriting não é escrever textos “inteligentes” ou criativos..

Não é ter uma grande sacada..

Não é escrever com jargões de negócios…

Copywriting difere dos comerciais da Coca-Cola, por exemplo, que são muito criativos, mas não requerem uma ação imediata e que possa ser medida.

Embora, no fim das contas, esse tipo de comunicação também tenha como objetivo gerar vendas, ela está mais voltada à memória, ao branding. A intenção é que você eventualmente se lembre da marca quando estiver no mercado.

 

O que é Copywriting?

Copywriting é a arte e ciência de escrever textos persuasivos que levam o leitor a tomada de uma ação mensurável.

O objetivo de gerar vendas é explícito!

A tomada de ação que a escrita persuasiva estimula não precisa ser uma venda logo de cara. Pode ser um clique em um anúncio, a abertura de um e-mail ou assistir um vídeo, por exemplo.

Tudo o que é escrito com o objetivo de levar uma pessoa a tomar uma decisão é copywriting.

Desta maneira, agora, temos um pouco mais claro e já começamos a ter uma ideia do por quê contratar um copywriter par ao seu lançamento.

 

 

Redator x Copywriter

O que muitas pessoas acabem se confundindo é a relação entre Copywriter e Redator de conteúdo, e acabam achando ser a mesma coisa.

Ao pé da letra pode até ser a mesma coisa, porém, aqui no Brasil essas duas funções acabaram por ter “pegadas” diferentes.

Tem muito redator que não sabe fazer Copy e muito Copywriter que não sabe ser Redator de conteúdo.

A principal diferença certamente é a questão do estilo de escrita.

O redator de conteúdo é aquele que cria diversos textos atemporais para a estratégia de marketing, ou seja, conteúdos relevantes que servem para informar, encantar, comunicar ou auxiliar a persona, sem uma intenção direta de vendas.

O copywriter é o escritor de cartas de vendas ou copy, como chamamos carinhosamente. Todo texto desta categoria tem uma intenção de vendas e conduzir a persona a uma ação.

A questão é que não é nada fácil influenciar as pessoas dessa forma, para se sair bem nesta tarefa o copywriter precisa entender de muitas coisas, mas sobre todas elas o comportamento humano.

Por isso a preparação para escrever copy é um pouco diferente, copywriting tem uma forte ligação com neuromarketing e o profissional precisa se aprofundar nestes pontos para alcançar bons resultados.

No mais, tanto um estilo quanto o outro, podem aparecer em qualquer conteúdo da estratégia de marketing, e são essas basicamente as diferenças entre os estilos.

 

7 Motivos para Contratar um Copywriter

7 motivos que ajudarão a nortear o seu caminho na escolha de um copywriter e que, também, te ajudarão a entender melhor por quê contratar esse profissional. Vamos lá:

  1. Uma nova roupagem para as suas ideias: se você tem ideias incríveis, mas não tem tempo para desenvolvê-las; ou se tem tempo, mas não tem especial talento para transformar essas ideias em conteúdo atrativo, o copywriter resolve!
  2. Um único tom de voz para a sua marca: o copywriter pode te ajudar e personalizar a sua identidade, trazendo mais coerência à sua comunicação. Por um lado, facilita a percepção de identidade da sua marca, por outro, distingue a sua oferta da concorrente.
  3. Criar conteúdos que geram conversão e trazem resultados: o copywriter sempre estará focado em conduzir as pessoas a realizarem uma ação, portanto basta você definir os seus objetivos e o copywriter fará isso. Quer mais interações nas redes sociais? Cliques nos anúncios? Pedidos de orçamento? Basta escolher.
  4. Uma imagem positiva: com um copywriter, os seus textos não terão erros, as frases farão sentido e os conteúdos serão relevantes para a audiência, envolvendo-a com a marca.
  5. Técnicas de escrita e truques de SEO: o copywriter tem conhecimentos técnicos que tornam os textos mais eficazes junto do consumidor e que rentabilizam, também, as plataformas. Com conteúdos otimizados para os motores de busca, a visibilidade do seu negócio será cada vez maior.
  6. Uma visão por outro prisma: por ser uma figura externa à organização, o copywriter traz novas perspectivas, tão importantes para inovar.
  7. Economizar tempo: com a contratação de um serviço de copywriting, só tem de acertar os termos da colaboração, enviar o briefing e aguardar a entrega dos conteúdos finais.

O Perfil do Profissional Copywriter

Vamos lá, vamos falar um pouquinho sobre o perfil desses profissionais e então, você vai entender a razão de ser tão desafiador encontrar copywriters aqui no Brasil.

Contratar como colaborador é difícil porque:

  • são profissionais caros;
  • não têm muitos disponíveis;
  • boa parte (por incrível que pareça) prefere trabalhar por conta própria.

Contratar para projetos também pode ser difícil porque:

  1. sabem agregar valor ao trabalho deles, então esteja pronto para investir alto;
  2. os melhores copywriters estão com as agendas lotadas.

Esses são alguns dos desafios de se contratar um profissional desses para o seu projeto ou empresa. A questão, na verdade, está nas características destes profissionais, que fogem um pouco do que estamos acostumados no Brasil.

Vamos citar as três características que mais chamam atenção:

1) Você está falando com alguém que é empreendedor por natureza:

Essa característica é muito comum aos copywriters e também aos redatores que estão acostumados a fazer os famosos freelancer desde sempre. A diferença é que os copywriters, muitas vezes, ganham muito mais trabalhando por conta do que se estivessem fixos em uma empresa.

A leva de copywriters que tenho visto no Brasil está se preparando para vender projetos, eles estão fazendo negócios.

Não substime um profissional que ao invés de fazer currículos aprende desde cedo a fazer portfólios, afinal, empreendedorismo e educação são as únicas coisas que podem salvar o Brasil.

2) Naturalmente conhecem técnicas para agregar valor

Se você quer contratar um profissional desses esteja pronto para valorizá-lo. Ele sabe os resultados que pode trazer e não vai baratear o dom dele.

Um copywriter precisa ser um autodidata, ler e aprender o tempo todo. Muitas vezes, fazer cursos que não são baratos e, até começar a ficar bom na coisa, ele precisa treinar exaustivamente!

Isso não é fácil, é um grande esforço e leva um bom tempo, mas quando os resultados começam a chegar tudo vale a pena.

Você não vai se arrepender de ter um profissional que sabe agregar valor a si mesmo e a tudo o que faz, afinal, se ele souber fazer isso muito bem, também saberá agregar valor aos produtos e serviços que estiver vendendo.

3) O copywriter é um profissional completo

Essas técnicas não se resumem apenas ao conteúdo em si, o copywriter precisa conhecer as melhores formas de entregar seus materiais, por isso se torna um profissional que conhece todas as vertentes do marketing digital, na maioria das vezes. Os copywriters tem boas noções da estratégia completa: tráfego, SEO, ferramentas, etc.

Além disso, por estudar muito sobre diversos assuntos, e em especial o comportamento humano, adquire muito conhecimento de mercado, posicionamento e pessoas.

É alguém que certamente pode ajudar na estratégia do seu negócio.

 

A história está repleta de copys que mudaram negócios de patamar

A História dos negócios e do empreendedorismo está recheada de empresas e produtos que faturaram milhões, e até bilhões, devido ao talento de um copywriter. Citamos algumas:

 

 

“Eles riram quando me sentei no piano — mas quando comecei a tocar…”

A copy acima é de um anúncio de 1927 referente a um curso de música.

Esse anúncio gerou resultados estrondosos e é até hoje utilizado como estudo de caso nas melhores faculdades de marketing do mundo.

O motivo por trás de tanto sucesso?

O copywriter conseguiu, em uma única frase, gerar fortes emoções no leitor, que automaticamente fica curioso e de certa forma envergonhado ao ler que alguém foi motivo de piada ao subir em um palco.

O texto segue e mostra o rapaz dando um verdadeiro show com o piano e termina apresentando o curso de música como causa de tamanho sucesso.

Naturalmente, o desejo de ser como aquele rapaz falou alto nos ouvidos dos leitores e comprar o curso se tornou a decisão mais óbvia do mundo.

 

 

A copy acima é do Wall Street Journal e, entre 1975 e 2003, gerou nada mais e nada menos do que dois bilhões de dólares em faturamento para o jornal.

O que ela tem de especial?

Novamente temos aqui um exemplo de uma história que se conecta com os possíveis clientes de tal forma que eles se veem quase que obrigados a comprar o produto.

O texto de uma só página apresenta a história de dois homens que se formaram juntos na faculdade e tiveram uma história muito parecida (mesma criação, mesma escolaridade, aparências semelhantes, etc.).

A única diferença entre eles é que, no 25º encontro daquela turma da faculdade, enquanto um, era um mero chefe de um pequeno setor de uma determinada empresa, o outro, era o presidente.

A carta então cita a busca pelo conhecimento como o fator que fez um progredir muito mais do que o outro. No fim, obviamente, vende a assinatura do Wall Street Journal.

O apelo ao sentimento de competição e a tendência que temos de nos comparar ao outro fez aqui com que milhões de pessoas desejassem ser o sujeito mais bem-sucedido. Como? Assinando o Wall Street Journal, claro.

Agora você deve estar pensando que esses são apenas exemplos antigos e longe da realidade atual, certo?

Pois, saiba que é exatamente o contrário!

O copywriting produz milionários desde antes da existência da internet, quando as chamadas cartas de vendas eram enviadas literalmente através de cartas, e não por emails.

Hoje, no entanto, com o mundo inteiro conectado e de olhos grudados na tela do celular, a importância da capacidade de chamar atenção, encantar, persuadir e converter se elevou de um modo nunca antes visto.

Não é à toa que a demanda por copywriting simplesmente explodiu nos últimos anos!

Mais do que nunca, o tal copywriter talentoso do qual David Olgivy se refere nos seus livros é necessário para qualquer negócio que busque um resultado verdadeiramente extraordinário.

Por fim, um copywriter agrega grande valor aos seus negócios e potencializa seus lucros.

A maioria das pessoas consegue reunir um monte de palavras, mas isso com certeza não significa que mais alguém gostaria de ler essas palavras.

Por isso, a contratação de um copywriter profissional pode economizar tempo e gerar muito resultado!

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Muitos de vocês que clicaram nessa seção “Blog” ficaram curiosos sobre “o que esse título significa”, não é mesmo? Então eu, fundadora dessa empresa, resolvi escrever pessoalmente para cada um de vocês para passar um pouco...

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